sábado, novembro 25, 2006

A Arte de Mentir

Recentemente, a propósito da "necessidade" de um aumento de 3% nas portagens, o nosso José Sócrates saiu-s e com esta "pérola"
"Espero que os portugueses compreendam que quando há uma evolução dos preços, quando muda o ano, há sempre aumentos e esses aumentos têm a ver com a inflação".

Curiosamente para este governo há sempre necessidade de aumentos nas taxas, nos impostos e nos preços dos bens e serviços, justficando-os com "a inflação". No entanto para os salários a coisa já é diferente, porque nunca há inflação (ou se há é tão pequena que ninguém repara. E por isso o governo impõe o congelamento salarial ou actualizações ridículas (1%) abaixo da taxa da inflação.

Este governo está assim a pôr em prática uma política dualista. Redução real dos salários dos trabalhadores e, paralelamente, aumento dos proveitos dos grandes grupos económicos que se apoderaram das empresas de prestação de serviços públicos essenciais (Água, Luz, Gás, Telecomunicações, Recolha de Resíduos,...) e que operam em sistema de monopólio ou de posição dominante.

A postura deste governo tem sido assim de ser forte com os fracos e fraco com os fortes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Só hoje descobri este blog. Já está nos meus favoritos. Obrigada, camarada!
Um abraço,
Luísa