quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Colômbia sem Justiça

Recentemente alguns blogues apareceram muito preocupados com uma eventual presença das FARC em território português, mas que, simultaneamente, tentaram ocultar a verdadeira situação social na Colômbia e branquear o negro currículo do regime do Presidente Álvaro Uribe.

Recentemente foi noticiado o envolvimento de elementos do círculo mais próximo de Uribe nas actividades terroristas dos grupos para-militares que actuam como verdadeiros "esquadrões da morte" ao serviçodos capitalistas e latifundiários da Colômbia. Centenas de sindicalistas, activistas de organizações de direitos humanos e de partidos de esquerda foram assassinados na Colômbia. Todos estes crimes têm ficado impunes porque os grupos para-militares que os executam têm apoios e cumplicidades nos mais altos níveis do Estado e do Exército. As próprias Forças Armadas encarregam-se de reprimir com alto grau de violência as lutas e protestos dos camponeses. A Colômbia é actualmente um país com um sistema político bloqueado e um aparelho de estado utilizado para exercer a violência sobre o povo

Brevemente publicaremos mais videos sobre a situação neste país da América Latina. Este é da autoria da ONG Justice for Colombia (www.justiceforcolombia.org) constituída por sindicatos britânicos para denunciar a perseguição exercida contra os sindicatos e sindicalistas.

Sem comentários: