domingo, outubro 08, 2006

Frases que revelam o carácter de quem as profere (ou a sua falta)

O Jornal de Notícias conta, na sua edição de 5 de Outubro, o drama humano de Maria Eugénia que se viu forçada, devido à falta de recursos para assegurar uma habitação decente, a procurar abrigo numa capela abandonada. Talvez fosse apenas mais um dos dramas individuais que atingem milhares de portuenses que sobrevivem em habitações insalubres e em ruína.

Compreende-se que seja dificil para a Câmara Municipal do Porto resolver todos estes problemas. Exige-se no entanto que estes casos sejam tratados com humanidade e com respeito pelas pessoas que um dia tiveram um infortunio e procuram alguma ajuda.

Conta o JN que Maria Eugénia "detanta insistência, já é conhecida na Empresa Municipal de Habitação como "a senhora da capelinha". Na passada segunda-feira, foi à Assembleia Municipal "pedir ajuda". Da boca da vereadora com o pelouro ouviu o que não queria. "Não lhe posso resolver já o problema. Mas aproveite que vive numa capela e continue a rezar...", respondeu-lhe Matilde Alves."

Este pequeno comentário da Vereadora da Habitação Matilde Alves é reveladora dum profundo cinismo hipócrita e que só deixa mal quem proferiu esta frase. A atitude de prepotência de quem detém o poder e o utiliza para humilhar os mais pobres e mais fracos demonstra a sua falta de carácter.

Matilde Alves tornou-se assim uma verdadeira continuadora da tristemente célebre Maria Antonieta que perante os protestos do povo de Paris pela falta de pão terá dito "Se não têm pão que comam brioches".

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu Deus!, essa "Metildes" consegue ser ainda pior que a Dona Zita Seabra! É preciso andar muito a pé para encontar cabras (com perdão desses belos animais...) deste jaez à superfície do planeta!
Já não digo, inteligência - coisa que por definição não há -mas não haverá ao menos um grão de piedade nestas consciências lobotomizadas?