sábado, julho 15, 2006

O regime do "apartheid" em Israel (1)

Em 1943 na Itália, na Grécia e na Jugoslávia, perante a resistência à ocupação os exército nazi procurava quebrar a ocupação através de retaliações contra a população civil. Na Irlanda durante a guerra da independência o metodo favorito do exérito inglês era queimar as casas onde moravam familiares dos "rebeldes".
Actualmente o Tsahal e o Estado de Israel utilizam os mesmos metodos e terão os mesmos resultados. Um dos metodos preferidos são as demolições arbitrárias de casas de familias palestinianas a pretexto de terem um membro da familia na resistência. Os bulldozeres avançam protegidos pelas armas do exército e em poucos minutos mulheres, crianças e idosos ficam sem casa e sem haveres.
O que nos chega da Palestina assemelha-se à situação da Àfrica do Sul no final do regime do apartheid, quando o regime para sobreviver redobrava a violência contra a população. As imagens dos massacres em locais como Soweto ou Sharpville são tragicamente semelhantes com as que chegam de Gaza e da Cisjordânia. Tal como actualmente em Israel, também aqui uma pequena minoria detinha todos os direitos, nomeadamente sobre a propriedade, enquanto que a maioria da população não tinha nenhum direito elementar.
Alguns dos que defendem esta política de repressão violenta contra todo um povo alegam que Israel "é um democracia". Quanto a Israel ser um estado "democrático" podemos dizer que um dos traços essenciais da democracia é a igualdade perante a lei, o que em Israel só acontece se for judeu mas nunca se for cristão ou muçulmano. Mesmo que aí residam há várias gerações serão sempre discriminados relativamente a emigrantes recem-chegados. Também a África do Sul no tempo do Apartheid era considerado uma "democracia", mas só para uma pequena minoria. Infelizmente ainda não chegou um Nelson Mandela à Palestina.ria. Infelizmente ainda não chegou um Nelson Mandela à Palestina.


Fotos da ofensiva israelita em Gaza aqui:
http://hrw.org/campaigns/gaza/photos/slideshow_as2/slideshow_as2.html

Sem comentários: