sexta-feira, setembro 15, 2006

O documentário "Loose Changes"



Acabei de assistir ao documentário "Loose Changes" que pasou hoje na RTP. Confesso que sempre fui muito céptico em relação à generalidade das "teorias da conspiração" que circulam por muitos sítios. Mas que muitas existem também é verdade.
As questões que levanta o filme são sem dúvida inquietantes e motivo de reflexão. É óbvio que não dispomos da informação suficiente para confirmar ou infirmar as hipóteses levantadas, mas também existem muitos aspectos que nunca foram devidamente esclarecidos. Apenas podemos avaliar a plausibilidade das hipóteses. Destaco duas questões que me intrigaram particularmente:
1. o súbio "desaparecimento" dos vestígios do alegado avião que embateu contra o Pentágono;
2. a rapidez e a forma como "implodiram" as torres.

Talvez daqui a muitos anos, quando for possível o acesso a documentos que se encontram classificados, seja possível esclarecer melhor este acontecimento que ainda a continua a ter aspectos muito obscuros. Bastante clara é , no entanto, a forma como se tem utilizado esta tragédia para a manipulação política por parte do núcleo neo-con e do complexo militar-industrial instalado na Casa Branca.

Mas para além das especulações sobre o 11/09 logo no início do documentário é apresentado um documento fundamental (sobre cuja veracidade não restam dúvidas) apresentado na década de 60 ao Secretário de Estado Robert McNamara, para encenar atentados terroristas (ou realizá-los mesmo, usando a estrutura operacional da CIA) como forma de arranjar o pretexto para a invasão de Cuba. É uma receita antiga, que tem sido usada em várias ocasiões pelo imperialismo para poder desenvolver a sua política de guerra contra os povos. Neste, e noutros casos, é sempre importante saber a quem aproveita o terrorismo para sabermos a sua origem e objectivos.

Sem comentários: