segunda-feira, setembro 17, 2007

O Anticomunismo

O anticomunismo tem raízes antigas e profundas. Mergulha na ambição das oligarquias poderem manter indefenidamente os seus privilégios à custa da manutenção de diversas formas de injustiça social. Mas quando já não conseguem conter a revolta popular de forma soft não hesitam em recorrer à repressão violenta. Foi daqui que no século XX saiu o fascismo na Europa e é este o caminho que o presidente Alvaro Uribe percorre na Colômbia. O fascismo é sempre um produto do anticomunismo.

Assim quando leio a campanha anticomunista orquestrada por alguma blogosfera portuguesa, nomeadamente contra a Festa do Avante, lembro-me sempre deste filme.

(cena do filme "1900" de Bernardo Bertolucci, uma obra-prima da História do Cinema))

4 comentários:

Joana Serrado disse...

Olá. descobriu o seu blog atraves de uma tran-ferencia. Gostei muito dos seus posts relativos a Colombia. Acompanhou a situacao da Tanja Nijmeijer? A Holanda emociomnou-se bastante. Eu fiz um pequeno post, mas na realidade é uma situacao que desconheco....

José Manuel disse...

Cara (?) Tratado de Botânica:
Li algumas noticias sobre o caso que menciona, embora não tenha elementos para concluír se se tratava de informação ou de contra-informação.
Uma estrangeira que mantém um diário que cai miraculosamente na mão dos serviços militares parece-me um pouco extraordinário. Mas enfim já voi tanta coisa...

Em todo o caso vale a pena seguir com atenção este site:
http://www.justiceforcolombia.org/

Joana Serrado disse...

Olhe , só agora voltei aqui... Sim, Joana.

tem razao, toda a historia e estranha. Ate que ponto as partes sao verdadeiras ou transformadas. O certo é que a rapariga nao mantem contacto (que se saiba, claro) com a Holanda. Enfim. Vou ver o seu site. Obrigada

Anónimo disse...

... e eu quando ouço e vejo algo sobre comunismo lembro-me do regime mais sangrento que o Homem já alguma fez viu.
De facto, o fascismo surge em parte como resposta anticomunista, mas o certo é que quer um uns, quer outros são apenas faces visiveis do quanto às vezes o Homem pode ser retrógado.
Se houvesse um Hall da Fama para sanguinários, concerteza que ao lado de Uribes, Pinochets, Hitlers, Mussolinis e afins estariam "campeões da liberdade" como Estaline, Pol Pot, Mao ...

É a história... se os fascismos tivessem ganho as guerras do século XX a esta hora a juventude em vez de andar com t-shirts com o Che Guevara estampado, andavam com tshirts com Rudolf Hess, Horst Wiedel, Mussolini etc.
Felizmente hoje em dia já há mais informação (mas também desinformação infelizmente) pelo que já se encontrava na hora de meter na gaveta o que devia já ter sido posto à muito. Os extremos andam de mãos dadas.

Passar Bem