sexta-feira, novembro 03, 2006

As "SCUTS" na Área Metropolitana do Porto

Alguém deve explicar ao sr. ministro Mário Lino que um dos sublanços da actual A28 que se pretende portajar (da Senhora da Hora a Leça da Palmeira já existe há 40 anos.
Que na mesma A28, entre o Porto e Perafita, não foi construída nenhuma nova SCUT, mas fez-se apenas o alargamento da antiga EN107 devido ao excessivo volume do trânsto. O mesmo aconteceu na actual A29, que não foi construída de raíz, mas sim sobre o alargamento da antiga EN109 devido aos permanentes engarrafamentos.
Que dizer que existem "vias alternativas" é uma grande mentira. A única alternativa são arruamentos de perfil urbano construídos no final do século XIX.
Que com esta proposta o único acesso ao aeroporto do Porto seria também portajado.
Já percebemos que o ministro Mário Lino tem uma má-vontade contra o Porto, conforme demonstra a sua actuação relativamente ao Metro do Porto. Estes lanços que se pretendem portajar foram construídos muito antes das SCUTS e já foram pagos.
Tudo o mais é atirar areia para os olhos.

1 comentário:

Pedro Antunes disse...

Só faltava ver o 1º Ministro vir afirmar que MENTIU, mas isso já todos sabemos e o Sócrates é muito vaidoso, arrogante e orgulhoso para assumir o que faz.

Não haver alternativas porque as SCTUS foram construídas por cima das EN é outro problema sobre o tema. Mesmo a A23 foi construída por cima de uma EN… Em muitos caso não existe alternativas viáveis para substituir.

Outro problema das portagens é transformá-las em estradas para os ricos. Com a perda do poder de compra, as classes sociais com menos posses são obrigados a utilizar estradas alternativas, pois os rendimentos têm que ser canalizados para os bens básicos.
O governo quer-nos transmitir que é justo que, quem utiliza estradas com portagens tem o dever de as pagar… Mas, todos pagamos essas estradas quando pagamos impostos, ainda por cima, pagamos o que não usufruímos, pagamos para que os ricos as utilizem.