quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Colômbia sem Justiça

Recentemente alguns blogues apareceram muito preocupados com uma eventual presença das FARC em território português, mas que, simultaneamente, tentaram ocultar a verdadeira situação social na Colômbia e branquear o negro currículo do regime do Presidente Álvaro Uribe.

Recentemente foi noticiado o envolvimento de elementos do círculo mais próximo de Uribe nas actividades terroristas dos grupos para-militares que actuam como verdadeiros "esquadrões da morte" ao serviçodos capitalistas e latifundiários da Colômbia. Centenas de sindicalistas, activistas de organizações de direitos humanos e de partidos de esquerda foram assassinados na Colômbia. Todos estes crimes têm ficado impunes porque os grupos para-militares que os executam têm apoios e cumplicidades nos mais altos níveis do Estado e do Exército. As próprias Forças Armadas encarregam-se de reprimir com alto grau de violência as lutas e protestos dos camponeses. A Colômbia é actualmente um país com um sistema político bloqueado e um aparelho de estado utilizado para exercer a violência sobre o povo

Brevemente publicaremos mais videos sobre a situação neste país da América Latina. Este é da autoria da ONG Justice for Colombia (www.justiceforcolombia.org) constituída por sindicatos britânicos para denunciar a perseguição exercida contra os sindicatos e sindicalistas.

domingo, fevereiro 25, 2007

Sócrates discursa no Parlamento

Porque hoje é Domingo um momento de humor, que é muito mais sério do que parece.

Os nossos talibans


Os talibans caracterizam-se pela sua interpretação muito particular do Alcorão, que muitos consideram obsessivamente ultra-fundamentalista. Nós por cá também vamos tendo uma espécie afim, mas que pretendem elevar os discursos de José Sócrates e a política deste governo à categoria das sunnas do Alcorão.
Nesta nova espécie de taliban lusitano tem-se distinguido Vital Moreira, que defende ´~ao radicalmente as medidas mais anti-sociais deste governo, que quando José Sócrates se vê obrigado a recuar pela força do protesto popular, Vital Moreira fica a falar sózinho.
Só assim se percebe post deste tipo: http://causa-nossa.blogspot.com/2007/02/protestos.html
Mas tanta perseverança há um dia de ser reconhecida e valer-lhe um lugarzinho de presidente do Tribunal Constitucional.

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Flexisegurança?

Uma canção colombiana (grupo La Banda de Francotiradores) que demonstra como as teorias da flexibilização laboral têm como consequência a redução dos salários dos trabalhadores, o aumento do tempo de trabalho e o crescimento dos lucros dos patrões.

domingo, fevereiro 18, 2007

É tempo de dizer BASTA!

Regresso ao básico

Terminado o período de campanha que culminou no referendo do passado dia 11/02 o país vai retomando a consciência do buraco para onde está a ser conduzido pela política anti-popular e anti-social deste governo.
A convocação do referendo para um momento em que subia de tom a contestação às políticas do Governo não é fruto do acaso. Proporcionou uma excelente ocasião ao Engº Sócrates para distraír os portugueses de algumas medidas mais gravosas e, ao mesmo tempo, aparecer a dar um "rebuçado" à ala esquerda do PS para os calar durante algum tempo. Como era previsível o Engº Sócrates apareceu agora, com a ajuda de alguma imprensa mais subserviente ao poder, a cavalgar o resultado do referendo tentando transformar o Sim à despenalização da IVG, num Sim à política geral do Governo.
Mas por mais que o discurso do Governo procure mistificar as coisas a verdade acaba, mais cedo ou mais tarde, por se impôr. As manifestações das populações de Valença e Vendas Novas contra o encerramento dos serviços de saúde e os protestos da população do Porto contra a extinção das carreiras de transportes são o primeiro sinal de que as coisas começam a mover-se.